top of page

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES:

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM. O Tratamento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis e executado sem extração de dentes.

Estes aparelhos produzem remodelamento das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas pela ortopedia funcional maxilar, trazendo o equilíbrio do sistema bucofacial.

É comum aos pais perguntarem-se sobre as diferenças entre os aparelhos móveis e fixos, perdidos em dúvidas e caminhos a seguir para melhor resultado da correção de uma maloclusão (isto é, a mordida incorreta). A verdade é que cada caso exige uma avaliação rigorosa e detalhada, um diagnóstico preciso e de quem tem conhecimento profundo do crescimento facial e do caminhar da ortodontia.

Normalmente, corrigem-se primeiro os problemas esqueletais (de crescimento facial) e depois os dentários. E há casos em que o paciente começará o tratamento com aparelho móvel com a Ortopedia Funcional dos Maxilares e depois usará aparelho fixo com a Ortodontia, para alcançar um excelente resultado.
Os sinais e sintomas observáveis e tratáveis pela Ortopedia Funcional dos Maxilares são:

Apnéia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), barulho feito pelo maxilar durante a mastigação, dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares, queixo saliente, dentes tortos, dentes “encavalados” ou apinhados, dentes da frente que não se tocam ou mordida aberta, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores ("queixo de bruxa"), dentes salientes “dentuços” ou queixo retraído, mordida cruzada atrás, lábios normais que se mantém abertos, língua entre os dentes da frente, entre outros.
Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais, inclusive na idade adulta madura.
Após a conclusão do tratamento Ortopédico Funcional e Ortodôntico, aconsrelha-se realizar um Clareamento Dental, para que seja removido todas as manchas provenientes do uso dos aparelhos, permitindo-se assim concluir o tratamento estético bucal.
Veja Também:
bottom of page